quinta-feira, 4 de junho de 2015

Ceará reduz 27% o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito

Segundo dados consolidados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), nos primeiros quatro meses deste ano, o Estado registrou 128 vítimas fatais por acidentes com veículos. Uma queda de 27%, em relação ao mesmo período do ano passado, em que foram contabilizadas 175 vítimas. Já com motocicletas e ciclomotores, foram registradas 67 vítimas fatais até abril deste ano, sendo identificada uma redução significativa de 41% dos acidentes no registro de 113 vítimas fatais em 2014. Os números foram divulgados durante reunião, hoje, do Pacto Pela Paz no Trânsito, que envolveu órgãos de trânsito, mobilidade urbana, segurança e saúde.

Na reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira (3), no Palácio da Abolição, o secretário chefe de Gabinete do Governador, Élcio Batista e órgãos de mobilidade urbana, segurança e saúde do Estado e Prefeitura de Fortaleza, estabeleceram  a realização de um plano estadual pela conscientização e redução de acidentes de trânsito com a participação social.

Além de ações em Fortaleza, também foi debatida com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece-CE) a integração com órgãos estaduais e a criação de órgãos municipais de trânsito. Dos 184 municípios cearenses, 68% não possuem órgãos específicos, conforme prevê o Código Nacional de Trânsito.

Em consenso, ficou estabelecida a elaboração de um diagnóstico para análises e proposições de medidas de segurança no trânsito, em conjunto com a população. “A intenção é se fazer um plano sistemático de redução de acidentes de trânsito, através de um diagnóstico dos índices de acidentes no Estado. Além disso, é de fundamental importância a participação efetiva da sociedade. Temos que ouvir as pessoas para que essas ações possam ser construídas em conjunto e fazendo com que todos se sintam parte do processo pelo Pacto”, ressaltou Élcio Batista. Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário