segunda-feira, 15 de junho de 2015

Iguatu recebe a última etapa do programa 'Capacidades' do TCM

O programa “Capacidades”, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), encerra a primeira fase de suas atividades. Será na cidade de Iguatu, amanhã e depois (dias 16 e 17 de junho), contabilizando a cobertura 48% dos municípios cearenses. O “Capacidades” tem  objetivo bem definido: levar conhecimento amplo, atualizado e permanente aos agentes públicos municipais cearenses e à sociedade civil do Estado. Trata-se de modelo diferenciado em ação de controle externo no país, que privilegia ações interativas amplas.

“Nossa decisão de estar sempre presentes, atuantes e atentos às necessidades dos municípios dão uma dimensão clara das responsabilidades que assumimos além daquelas inerentes à fiscalização”, afirma o presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar. “Entendemos haver chegado o momento de fazer uma pausa técnica, o que nos permitirá avaliar os resultados produzidos pelo “Capacidades” até agora”, diz o dirigente, acrescentando que isso “será muito útil na medida em que nos mostrará se estamos no caminho certo ou se há correções a serem feitas”.  

As cinco edições anteriores do evento, nos municípios-sede de Guaramiranga, Juazeiro do Norte, Morada Nova, Aracati e Sobral, contaram com 5.160 participantes de 71 municípios, incluindo prefeitos, vereadores, secretários e servidores municipais, estudantes e população em geral. Considerando apenas os agentes públicos, foram 1.763, uma média de 24 por município.

Em sua  sexta etapa, o “Capacidades” irá atender, junto com Iguatu, os municípios de Acopiara, Baixio, Cariús, Catarina, Cedro, Ererê, Icó, Ipaumirim, Jaguaribe, Jucás, Lavras da Mangabeira, Orós, Pereiro, Quixelô, Umari e Várzea Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário