quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Lei quer liberar diesel para carros de passeio

Alternativa a gasolina, o diesel que é altamente difundido em uso de carros de passeio na Europa, é proibido para esse tipo de veículo no Brasil, mas um projeto de lei quer acabar com isso.

O projeto de lei 84/2015 do senador Benedito de Lira, quer derrubar a portaria 23/1994 do Departamento Nacional de Combustíveis (DNC), que veta o uso do diesel em carros de passeio e o libera apenas para veículos de transporte coletivo, carga ou off-road com capacidade acima de 1.000 kg. No Brasil, para esse uso o diesel é subsidiado pelo governo.

No texto do projeto, o senador levanta as vantagens dos motores a diesel com os avanços dos últimos anos, que os tornaram mais econômicos, silenciosos e menos poluentes, fatores que vão ao encontro das leis de emissões mais restritivas a cada ano.

Outro ponto abordado é que a liberação do diesel para carros de passeio, ajudaria a alavancar o desenvolvimento do biodiesel, tecnologia que cria o combustível a partir de óleos vegetais, como o da mamona, tornando-o uma alternativa ao diesel derivado do petróleo, reduzindo a dependência do combustível fóssil no País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário