quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Dia 21 de Setembro: Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

A prefeitura de Iguatu é incisiva no apoio à Educação Inclusiva
Esta é uma data muito importante para o Município de Iguatu que vem desde 2005 garantindo a educação inclusiva com compromisso e responsabilidade. O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por meio da Lei nº 11.133/2005, através de ação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CONADE).

Mais do que uma data, este dia representa a possibilidade de reflexão de todos os setores da sociedade sobre o tema. Em Iguatu, a implantação do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) representa uma conquista importante para alunos com deficiência matriculados da rede municipal.

A administração do Prefeito Aderilo Alcântara comemora essa data com muitas ações exitosas, um forte exemplo é o NAPE que conta com duas equipes multidisciplinares com dois assistentes sociais, dois fonoaudiólogos, dois pedagogos, dois psicopedagogos e dois terapeutas ocupacionais, trabalho pioneiro na Região Centro Sul. A implantação de vinte e cinco Salas de Recursos Multifuncionais distribuídos na zona urbana e rural é outro exemplo, contando com 23 professores especialistas dentre eles intérpretes, instrutores de Libras e Braille, o Projeto Jovem Monitor Universitário da Inclusão que atualmente conta com 190 bolsistas tem objetivo de apoiar os professores regentes de sala no pleno desenvolvimento das atividades pedagógicas garantindo o direito à aprendizagem. Dessa forma garantindo o acesso a sala comum e a permanência do aluno com deficiência.

O Curso Básico de Libras completa 10 anos de tradição, oportunizando a população iguatuense e cidades circunvizinhas, acesso a aquisição de conhecimentos, para estabelecer a comunicação com a comunidade surda. Nesse período, já formou mais de mil cidadãos contribuindo com a formação de profissionais da educação, saúde, assistência social, comerciários, familiares, estudantes e profissionais liberais. 

Além disso, a APAE de Iguatu recebe um repasse financeiro mensal, transporte escolar, merenda escolar e também oferta professores, supervisor, monitores bolsistas da inclusão, vigias e auxiliares de serviço gerais.

Os alunos com deficiência do nosso município tem acesso ao ensino regular, o atendimento educacional especializado no contra turno e o atendimento itinerante domiciliar. “Apesar de todas as conquistas das politicas públicas voltadas às pessoas com deficiência no segmento educacional ainda precisamos avançar, acreditar no seu potencial, e ofertar acessibilidade e igualdade de oportunidade”, ressaltou a Secretária da Educação Diana Mendonça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário