quarta-feira, 30 de setembro de 2015

TRE conclui processo de rezoneamento no interior

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará concluiu nesta quarta-feira, 30/9, o processo de rezoneamento nos municípios do interior do estado, com a instalação da 98ª Zona Eleitoral, em Itarema, que tem hoje 28.963 eleitores.

Na cerimônia de instalação, realizada no auditório do Fórum de Justiça da Comarca de Itarema, o presidente do TRE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, e a vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, destacaram o trabalho de implementação do rezoneamento, que buscou a redistribuição do eleitorado e o redimensionamento das jurisdições eleitorais no Ceará para melhorar a qualidade dos serviços nos cartórios eleitorais.

O processo de rezoneamento foi iniciado em junho deste ano, com a instalação de zonas eleitorais nos municípios de Ocara e Caridade. Depois, foram instaladas novas zonas em Itaitinga, Horizonte, Caucaia, Amontada, Paraipaba, Eusébio, Banabuiú, e, por último, Itarema.

Este trabalho trouxe impacto imediato em 9 municípios (Groaíras, Meruoca, Frecheirinha, Porteiras, Cariús, Itapiúna, Farias Brito, Mulungu e Marco), que deixam de ser sede de zona, e em outros 9 municípios (Horizonte, Amontada, Eusébio, Itarema, Itaitinga, Caridade, Paraipaba, Ocara e Banabuiú), que passaram a ser sede de zona eleitoral. Além dessas mudanças, Itapipoca perdeu a 123ª ZE (ficou apenas com a 17ª ZE) para o município de Caucaia, que passou a contar com 3 zonas eleitorais (37ª, 120ª e 123ª ZEs). Todos os municípios-termo referentes a essas zonas eleitorais também foram envolvidos no processo de rezoneamento do TRE-CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário