sábado, 17 de outubro de 2015

Iguatu Outubro Rosa: Caminhada marca campanha de prevenção contra o câncer de mama


 
A Prefeitura de Iguatu, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, AMI, Instituto Avon, IFCE, SENAC, secretarias do município e outras entidades realizou uma importante caminhada saindo da Praça da Caixa Econômica par a Praça da Matriz, neste sábado, dia 17 de outubro. 

O evento faz parte do Programa Iguatu Outubro Rosa. Essa campanha nacional chama a atenção para a prevenção do câncer de mama. Após a caminhada, as ações sociais aconteceram na Praça da Matriz com os parceiros. Corte de cabelo, maquiagem, massagem terapêutica, exames de mamografia. 

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Em 2015, a campanha do INCA no Outubro Rosa tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.

Espera-se ampliar a compreensão sobre os desafios no controle do câncer de mama. Esse controle não depende apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. Ressalta-se ainda a necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário