quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Prefeitos tem encontro com Dilma e cobram mais recursos para os municípios

Dilma ao lado dos prefeitos
Nesta quinta-feira, 22 de outubro, a presidente Dilma Rousseff recebeu a diretoria e o conselho político da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O encontro foi às 9h, no Palácio do Planalto, a reunião teve como finalidade debater os assuntos mais urgentes da pauta municipalista.

Quebrados, há pelo menos cinco anos, os entes federados clamam às autoridades pelo reconhecimento da crise que afeta gravemente os Municípios brasileiros.

Um dos assuntos que foi apresentado pela CNM foi o critério de reajuste do Piso do Magistério. A legislação vigente determina que o piso da categoria seja reajustado todos os anos de acordo com o valor mínimo por aluno definido no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Com os recursos cada vez mais escassos, o pagamento dos novos valores se torna insustentável para a maioria das cidades brasileiras.

Outro tema foi uma saída para salvar municípios atingidos pela seca e pelas cheias e redução do FPM. Essa pauta interessa diretamente aos municípios do nordeste que estão falidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário