sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Servidores do IFCE retomam às atividades depois de período de greve

Os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) decidiram suspender a greve na tarde desta sexta-feira (23). Eles estiveram reunidos em assembleia geral no Campus Fortaleza, onde aprovaram a suspensão da paralisação por ampla maioria de votos. O retorno às atividades deve acontecer no próximo dia 27 de outubro, com retomada das aulas no dia 28. O novo calendário acadêmico deve ser definido nos próximos três dias. 

A suspensão da greve, conforme deliberado pelos servidores, está condicionada à assinatura do acordo nacional entre o Governo Federal e o Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), com a pauta de reivindicações dos trabalhadores. Além disso, pedem ainda pela definição de cronograma de reposição de atividades, em substituição a um de carga horária. 

Uma nova assembleia foi agendada pelos servidores no dia 27 de novembro. Caso as demandas do movimento não sejam atendidas, eles devem reavaliar um retorno ao estado de greve. A diretoria Colegiada do Sindicato dos Servidores do IFCE (Sindsifce) reiterou que a greve não foi finalizada, apenas suspensa, ressaltando os avanços conquistados pela categoria até então, principalmente no plano local, com avanços em 15 pontos de reivindicação, além da realização de reuniões com o reitor do IFCE, Virgílio Araripe. 

Dentre os pontos assinados no acordo de hoje, os grevistas garantiram flexibilização da jornada de 30 horas, edital de remoção, calendário acadêmico, carga horária docente e férias docentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário