quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Município de Iguatu é premiado no Programa Agrinho de 2015

A gestão do prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara tem muito o que comemorar quando se trata de gestão por excelência. Isso tudo pelo o reconhecimento desse modelo de administrar e é possível perceber esse sucesso quando programas incluídos na sua gestão são premiados, a exemplo do Programa Agrinho, que este ano teve como tema: "Viver bem no Semiárido". 



Neste dia 18 de novembro de 2015, Aderilo Alcântara recebeu, ao lado da secretária de Educação, Diana Mendonça, o prêmio de Município Agrinho. O evento foi realizada, em Fortaleza, no Barbra’s Buffet, Bairro Cambeba. O Agrinho é um programa educativo, transformador, motivador e capaz de contribuir para o processo de mudanças de atitudes nas crianças e nos jovens rurais do ensino público fundamental, e que visa despertar o interesse pelos temas meio ambiente, cidadania, saúde e educação. Prioriza a criança, transformando-a, pela educação, em agentes de melhoria das condições sociais e econômicas da família e da comunidade onde vivem.  

O Município de Iguatu aderiu ao referido Programa para o ano de 2015 e envolveu 19 escolas da Zona Rural, Diretores de Escolas (16), Coordenadores Pedagógicos (18), Professores (42) e alunos (1620). A coordenação geral das atividades do Programa Agrinho foi realizada pela Gerente de Programas e Projetos da Coordenadoria de Ensino, professora Lucilene Guedes Cândida.

Foram instituídos, a nível estadual, concursos em diversas modalidades, com o intuito de motivar professores e alunos, conforme os regulamentos, para maior dinamização do Programa.

A participação deu-se através de 49 escolas rurais no Estado do Ceará, envolvendo 1.700 participantes. Dentre estes, o município de Iguatu destacou-se com excelentes resultados ocupando o 7º lugar onde o Prefeito Municipal recebeu uma comenda. Em 13 anos de edição do Programa Agrinho, esta é a primeira vez que Iguatu é premiado.

Além disso, dos dez trabalhos selecionados no Estado do Ceará, Iguatu se destacou em dois, sendo um na categoria experiência pedagógica, contemplando o professor e uma na categoria desenho, contemplando o aluno. 

Premiações

Premiados na categoria concurso desenho:
O aluno, João Victor Lavor de Araújo da Escola Onélia Pereira de Lavor, Sítio Estrada, distrito de Alencar foi premiado em 5º lugar e ganhou 01 aparelho de som. 
O professor, José Clenilton de Araújo da Escola de Ensino Fundamental Onélia Pereira de Lavor, do Sítio Estrada, distrito de Alencar, ganhou um DVD.

Premiados na categoria concurso experiência pedagógica:
A professora, Maria Emannuelli Souza dos Santos da E.E.F. Antonio Cirilo de Oliveira do Sítio Baú ficou em 10º lugar e ganhou 01 máquina fotográfica. 

Ainda foi contemplada a Escola Antonia Maria das Neves, localizada no Sítio Barra com um computador através de um sorteio realizado entre as escolas participantes de Iguatu, visto que o município foi considerado “Município Agrinho”.

O Agrinho

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR tem como missão proporcionar a formação profissional rural e a promoção social do trabalhador e de sua família, incluindo os jovens e as crianças que vivem no meio rural. Comprometido com essa missão, o SENAR – CE lançou mão do Agrinho, programa idealizado pelo SENAR-PR em 1996, para a formação de uma nova mentalidade nas crianças e nos jovens rurais do ensino público fundamental, despertando o interesse por temas como: trabalho e consumo, cidadania, saúde e meio ambiente.

Instituições parceiras

Secretaria de Agricultura, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Cultura, Secretaria de Assistência Social, Ematerce, IBAMA, Câmara Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais,, IFCE, Gestores das escolas da Zona Rural, CREDE 16, Instituto Elo Amigo, ASA, Instituto Rio Jaguaribe, COGERH, Presidentes de Associações, CCDMI, Conselhos intersetoriais, Agente do Bem, Agropolos, SEBRAE, SESC, SENAR IGUATU, FETRAECE, Igrejas Cáritas Diocesana, Conselho de Segurança Alimentar e Conselho da Pessoa com Deficiência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário