domingo, 22 de novembro de 2015

Prefeitura de Iguatu recebe homenagem na comemoração dos 60 anos do IFCE de Iguatu

O IFCE, campus de Iguatu, realizou sua grande festa em comemoração aos 60 anos de instituição de ensino com muitas homenagens. A festa aconteceu na AABB de Iguatu, neste sábado, dia 20, com animação da Banda Ingroove. 

Na oportunidade, o diretor do IFCE, professor Dijauma Honório e toda a equipe realizaram importantes homenagens aos ex-diretores, D. Elze Limaverde, Pedro Hiromasa Osawa, Professora Eridan Bezerra, Pedro Normando e Ivan Holanda. Além dessas homenagens, receberam comendas, os prefeitos que representam as parcerias com o IFCE. 

O prefeito Aderilo Alcântara recebeu essa importante homenagem pela grande parceria na sua administração com o IFCE. Após a entrega de comendas, todos cantaram parabéns pelos 60 anos do IFCE e um baile para todos os convidados com a banda Ingroove. 

Aderilo esteve acompanhado pela primeira dama, Michelly Brasil e ainda pelas secretárias: Izaura Gomes (Assistência Social) e Eliane Almeida (Cultura e Turismo) e Pedro Amorim (Conselho de Gestão) e sua esposa, Célia Freitas.

A data que se comemora os 60 anos é na próxima segunda-feira (23), onde serão desenvolvidas atividades durante todo o dia, envolvendo tanto a comunidade interna quanto a externa. A programação terá início às 8h30min com um ato cívico de hasteamento da bandeira, na Unidade Cajazeiras. Em seguida, será inaugurado o Centro de Inclusão Digital na mesma unidade.

Pela tarde, será lançada a cartilha “Rompendo cercas, trilhando caminhos: temas e orientações para o trabalho com a juventude do campo”, às 16h30min no Salão Nobre Ieda Cavalcante, na unidade Areias.

Encerrando as comemorações do aniversário do campus, haverá um coquetel de confraternização alusivo à data para que todos juntos festejem a história da instituição.

História 

O campus Iguatu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará teve sua origem ainda na década de 1950, com a criação do curso de extensão de Economia Rural Doméstica, ainda vinculado ao Ministério da Agricultura.

Em 1962, através de portaria do Ministério da Agricultura, cria-se a Escola de Magistério de Economia Doméstica, com o objetivo de formar técnicos em Economia Doméstica. Com o crescimento dos cursos e a política de fortalecimento de formação de técnicos, o Colégio de Economia Doméstica Rural passa, em 04 de setembro de 1979, a se tornar a Escola Agrotécnica Federal de Iguatu, denominação que obteve até dezembro de 2008, quando o Governo Federal uniu as antigas Escolas Agrotécnicas e os Centros de Educação Tecnológica para criação dos atuais Institutos Federais.

O campus Iguatu, ao longo de seus mais de 50 anos de funcionamento, conseguiu conquistar o respeito e a credibilidade da população não só de Iguatu, mas de toda a região, realizando relevantes trabalhos na área educacional ao longo desse período. Esses trabalhos são o alicerce sólido para a formação profissional e pessoal de um incontável número de jovens oriundos das mais diversas regiões do Ceará.

Nos últimos cinco anos, a expansão foi acelerada e o campus passou a oferecer não só a tradicional formação técnica, mas também cursos de nível superior e pós-graduação, ajudando alunos a conseguirem espaço no campo profissional e acadêmico, prezando pela excelência do ensino e dos serviços ofertados à comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário