segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Hospital de Messejana interrompe atendimentos a crianças de outros Estados

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart suspendeu, desde o último dia 18 de dezembro, novos atendimentos a crianças originárias de outros Estados brasileiros, que estejam em Tratamento Fora do Domicílio. A decisão, assinada pela diretora geral da instituição, Dra. Filadélfia Passos Rodrigues Martins, deve seguir até o dia 31 de março de 2016. 

Conforme o memorando, o motivo da suspensão de novos acolhimentos foram as dificuldades financeiras enfrentadas pela administração pública do Estado e dos serviços de saúde pública. Além disso, alega também a necessidade de redução dos gastos públicos e ajustamento para medidas de contenção de despesas. 

Disponibilidade

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa-CE), por meio da assessoria de imprensa, que em virtude da demanda por tratamento de pacientes do Ceará, o Hospital de Messejana retomará a oferta de vagas para Tratamento Fora do Domicílio a pacientes de outros estados no momento em que houver efetiva disponibilidade do serviço no Ceará.

O Tratamento Fora do Domicílio é uma modalidade definida pelo Governo Federal, que permite a pacientes atendidos pela rede pública ou conveniados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) serem atendidos em qualquer lugar do Brasil onde exista a disponibilidade do serviço, caso estejam esgotadas todas as possibilidades de tratamento ao paciente em seu local de origem. 

A Sesa-CE destaca, contudo, que as normas para Tratamento Fora do Domicílio estabelecem que o benefício somente é autorizado quando existir a garantia de atendimento no município ou estado de referência, com horário e data previamente definidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário