sábado, 5 de dezembro de 2015

Iguatu está entre as cinco cidades do Ceará com melhor desenvolvimento municipal, aponta Firjan


O índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2015, divulgado na quinta-feira (3), apresenta Iguatu entre as cinco cidades mais desenvolvidas do Estado, com base em dados de 2013, o último disponível da série iniciada em 2005. O estudo utiliza notas que vão de zero a um, e Iguatu obteve um índice de 0,7687, ficando atrás apenas das cidades de Eusébio, Sobral, Maracanaú e Aquiraz.

Criado pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), o estudo acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de cinco mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego e Renda, Educação e Saúde. O estudo é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. 
Prefeito Aderilo Alcântara

Evolução

Em 2005, o primeiro da série em análise pela FIRJAN, a cidade de Iguatu figurava na posição de 2.998 no país, com pontuação de 0,5138. No levantamento atual, quando se utiliza a base de dados de 2013, o município obteve nota de 0,7687, subindo para a 805ª posição, dentre os demais avaliados no país. Vale ressaltar que a nova metodologia buscou padrões de desenvolvimento encontrados em países mais avançados, utilizando-os como referência para os indicadores municipais. 

Saúde

Iguatu também é referência em saúde. Apesar das dificuldades financeiras ocasionadas pelos baixos investimentos dos governos federal e estadual, o município se destaca na primeira colocação no Estado, com índice de desenvolvimento alto de 0,9473, superando cidades como Sobral, Juazeiro do Norte e Maracanaú. Em relação ao país, Iguatu figura na 82ª colocação, quando comparado aos mais de cinco mil municípios avaliados. 

Para o prefeito Aderilo Alcântara a tendência é que Iguatu se mantenha nessa posição e melhore seus indicadores nos próximos anos diante de projetos estruturantes desenvolvidos no município, como a construção de novas escolas padrão FNDE, modernos centros de educação infantil, investimentos na saúde, na infraestrutura, além da construção do distrito industrial, que vai contribuir para a melhoria do aumento do emprego e renda na região. "Os desafios são constantes, no entanto temos trabalhado para conseguir obter resultados que contribuam com a melhoria da qualidade de vida da nossa população, principalmente das pessoas que mais precisam", disse Aderilo Alcântara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário