quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara reúne-se com a comissão que vai elaborar plano de resíduos sólidos

Prefeito Aderilo com a comissão
O prefeito de Iguatu Aderilo Alcântara, esteve reunido em seu gabinete com uma comissão que está elaborando um importante plano de otimização de resíduos sólidos no município numa união de várias secretarias. 

Essa ação tem recebido atenção especial do prefeito Aderilo, gestor preocupado com as questões ambientais que busca soluções práticas para uma qualidade de vida melhor da sua gente.

A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos, as responsabilidades dos geradores, do poder público, e dos consumidores, bem como os instrumentos econômicos aplicáveis. Ela consagra um longo processo de amadurecimento de conceitos: princípios como o da prevenção e precaução, do poluidor-pagador, da eco-eficiência, da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto, do reconhecimento do resíduo como bem econômico e de valor social, do direito à informação e ao controle social, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário