terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Carnaval: campanha combate exploração sexual de crianças e adolescentes em Iguatu

Palestra foi ministrada falando sobre o tema
A Prefeitura de Iguatu, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou, na manhã desta sexta-feira (5) palestras nas escolas particulares do município, além de blitz educativas com distribuição de material informativo nos principais semáforos do centro da cidade e estabelecimentos comerciais.

A campanha desenvolvida tem como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes durante o período de carnaval. A ação também orienta os pais e responsáveis a evitarem situações que possam deixar as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “Nosso apelo é realmente para as famílias, a fim de que assumam a responsabilidade pelo zelo, pela proteção e pelo controle dos seus filhos”, disse a presidente do CMDCA, Rejania Lima.

No Brasil, de acordo com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a violência sexual, que inclui alguns casos de abuso, exploração e turismo sexual, é a quarta violação contra crianças e adolescentes mais denunciadas  por meio do disque 100. Em 2015, foram mais de 80 mil denúncias relacionadas a algum tipo de violação de direitos de meninos e meninas. O número representa 58% do total de demandas que chegam ao serviço. No período de carnaval, há um aumento de 20% nos registros.

Como denunciar

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, qualquer suspeita de violência pode ser denunciada. Através do Disque 100, a ligação é gratuita e anônima. Também é possível realizar a denúncia no Conselho Tutelar, pelo telefone 3581-1993. Para casos emergenciais, a recomendação é ligar para o 190 e falar diretamente com a polícia, que também aciona o Conselho Tutelar. Fonte: Site da Prefeitura de Iguatu

Nenhum comentário:

Postar um comentário