sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Prefeitura de Iguatu interdita local do lixão

Local antigo do lixão (Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Iguatu, através do prefeito Ednaldo Lavor(PDT), anunciou a interdição definitiva do lixão, localizado no bairro Chapadinha. O anúncio foi feito durante uma solenidade que aconteceu na manhã do dia 25 de janeiro, dia da comemoração da emancipação política do município que contou com a presença de várias autoridades dentre elas, o vice-prefeito Marcos Sobreira, a deputada Mirian Sobreira, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e a população que foi prestigiar o evento. 

Segundo o prefeito Ednaldo, a interdição é definitiva e 'inaugura uma nova era' na política de atendimento à população no que diz respeito ao sistema de recolhimento de resíduos sólidos no município. A produção diária de fumaça atingia bairros próximos e chegava a incomodar uma boa parte da população urbana de Iguatu além da agressão ao meio ambiente com a produção do chorume, substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas. Este líquido é muito encontrado em lixões e aterros sanitários e pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos, levando a contaminação para estes recursos hídricos. 

Nesse processo de interdição, a prefeitura está colocando uma camada de piçarra na antiga área do lixão que foi fechado a partir do último dia 25. Sinaliza ainda a nova gestão que no local será construída uma área de lazer com equipamentos esportivos e de entretenimento.

Com a interdição da área do lixão, os caminhões coletores estão destinando o lixo coletado para uma nova área que fica localizada na zona rural do município, denominado de sítio Mirassul que dista 7km da zona urbana.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário