sábado, 5 de agosto de 2017

Fortaleza respira a arte do cinema durante o 27º Cine Ceará


A programação de abertura oficial do 27º Cine Ceará aconteceu neste sábado (5), às 19:30h, no Cineteatro São Luiz. “Uma mulher fantástica” (Una mujer fantástica), de Sebastián Lelio, foi o filme que abriu a Mostra Competitiva do 27º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. Este filme conquistou o Urso de Prata de roteiro e o Prêmio Teddy no Festival de Berlim. 

Sete longas disputam o troféu Mucuripe nas categorias Melhor Filme, Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. O júri desta mostra é composto por Ernesto Garratt Viñes (Chile), Isabel Martínez (Costa Rica), Luis Peirano (Peru), Maria Dora Mourão (Brasil) e Victor Luckert Barela (Venezuela).

Cena do filme Malasartes que vai está no festival
Durante a abertura aconteceu a entrega de certificados aos alunos do projeto Enel Compartilha Animação. Deles será exibido o curta “A luz da mata”, que produziram sob a orientação do professor e cineasta Telmo Carvalho. Enel Compartilha Animação integra os projetos de sustentabilidade desenvolvidos pela Enel e é realizado pela Associação Cultural Cine Ceará e Instituto Agua Boa Cultural, em parceria com a Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará, viabilizado pelo Mecenato Estadual do Ceará e conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura (Secult). 

Enquanto isso, na Praça do Ferreira, acontecia a mostra Cinema na Praça, que em quatro dias de programação exibirá 18 curtas. No primeiro dia foram projetados “A casa das horas”, de Heraldo Cavalcanti; “Abissal”, de Arthur Leite; e “Jus”, de Marcelo Dídimo.

Na CAIXA Cultural Fortaleza continua a Mostra de Cinema Chileno, iniciada no dia 1º de agosto, como parte da programação do Cine Ceará. Às 14h, acontece a Master Class de Ernesto Garratt sobre “O Cinema de Pablo Larraín”, diretor chileno mais conhecido da atualidade. Dele, será exibido às 15h o filme “Tony Manero”, seu primeiro longa, datado de 2008. Na sequência, a Mostra de Cinema Chileno exibe às 17h “Mar”, de Dominga Sotomayor, e às 19h “A dança da realidade”, de Alejandro Jodorowsky, um dos dois cineastas chilenos homenageados nesta mostra.

Toda a programação do Cine Ceará é gratuita que acontece de 5 a 11 de agosto, numa promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secultfor, e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará, Bucanero Filmes e OUTLED, conta com patrocínio vip da SP Combustíveis e M. Dias Branco, patrocínio da Oi e BNB. Apoio cultural: Oi Futuro, Indaiá e Unifor e parceria: Sebrae-CE. Fonte: Site do Cine Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário