domingo, 6 de agosto de 2017

MEC pode abrir novos cursos de Medicina no Ceará

Eunício (PMDB) anunciou os novos cursos
Mais critério político do que técnico, cidades que disputam cursos de medicina no Ceará já vislumbram com essa possibilidade de ter um curso desse porte. O anúncio antes mesmo da informação oficial do Ministério da Educação (MEC) foi feito no dia 02 deste mês pelo senador e presidente do senador, Eunício Oliveira (PMDB). 

O senador cearense afirmou que o MEC já autorizou a abertura de cinco novos cursos de medicina para municípios do estado do Ceará. Cinco cidades estão sendo contempladas com esse curso. São elas: Crateús, Iguatu, Itapipoca, Russas e Quixadá.  

Muitos políticos querem ganhar crédito com essa ação do governo federal por entenderem que uma faculdade de medicina agrega valores significativos no tocante ao crescimento educacional e econômico para um município, além de muitos desses políticos usarem como plataforma de campanha em busca de votos, principalmente da população estudantil. Por outro lado, se faz necessário que a classe política também deve cobrar do governo uma política mais abrangente do FIES-Fundo de Financiamento Estudantil, programa que financia cursos superiores não gratuitos para que estudantes desses municípios que receberão esses cursos de medicina possam ter acesso a esse financiamento.  

Os novos cursos de medicina estão sendo distribuídos em municípios que atendam aos critérios do MEC, através de um edital do Governo Federal com oferta de mais de 2.300 vagas distribuídas em vários estados. Esses municípios do Ceará listados não tiveram seus nomes confirmados ainda na relação das cidades contempladas. Ainda está sendo aguardada a publicação do edital onde a partir daí as entidades de ensino superior irão pleitear a implantação do curso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário