quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Prefeitura de Iguatu anuncia perfuração de 28 poços de abastecimento

Prefeito Ednaldo visita obras de perfurações de poços
Por reconhecer a situação enfrentada pelos moradores da cidade e principalmente dos distritos, o prefeito Ednaldo Lavor anunciou, na manhã dessa terça-feira, 08, a perfuração de 32 poços, desses, 28 são profundos e 04 rasos. Após o anúncio recente do fechamento da válvula do Açude Trussu, a notícia é vista como alívio para a população de Iguatu.

As obras que devem minimizar as dificuldades com a falta d`água são frutos de uma parceria entre a Prefeitura de Iguatu, SAAE(Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e Sohidra (Superintendência de Obras Hidráulicas).

Com início desde junho passado, quatro poços tubulares profundos já foram perfurados nas seguintes comunidades rurais: Tambiá, Barrocas, Gadelha e Logradouro. Além desses, 07 poços tubulares rasos também já foram perfurados. Eles já estão beneficiando as localidades rurais de Itans, Várzea da Lama, Santa Clara, Vila Julieta, Logradouro, Barreiras dos Constantinos e Barreiras dos Paraibanos.

Moradora agradece ao prefeito Ednaldo por obra de poços
As obras são executadas com verba municipal (em torno de R$ 600 mil) e estadual (contrapartida de aproximadamente R$ 50 mil). O recurso já foi liberado, a empreiteira já foi contratada e os trabalhos que proporcionarão melhor qualidade de vida para os moradores, já tiveram início.

O projeto elaborado pelos técnicos da Secretaria da Agricultura do Município contempla a perfuração de poços com capacidade de vazão de até 100 mil litros de água/hora cada, variando essa quantidade de região para região.

Segundo explicou o chefe do Executivo, Ednaldo Lavor, a população vem sofrendo com a diminuição dos reservatórios de água, mas o município tem se empenhado na busca de soluções. Um exemplo recente foi o estudo desenvolvido pelos técnicos da Secretaria de Agricultura que localizaram na comunidade rural de Julião, distante 4 km da sede urbana deste município, um aquífero considerado a principal reserva hídrica subterrânea encontrada até hoje na região.

Para o prefeito Ednaldo, com a perfuração desses poços, o problema dos distritos será resolvido quase em sua totalidade. “Conseguimos com muito empenho dispor hoje da capacidade de recursos e contamos ainda com a contrapartida do Governo do Estado. Não vamos medir esforços para resolver o problema da falta de água em Iguatu, uma situação que se arrasta há muitos anos e que tem penalizado a nossa população, principalmente as regiões mais carentes”, disse.

Ainda de acordo com o prefeito Ednaldo, o problema da falta de água no município é enfrentado pela administração com prioridade. “Nos últimos anos não houve investimentos públicos significativos na captação de água, e a população sentiu com muita dor os reflexos desse descaso na pele. Na nossa gestão esse problema já está recebendo uma atenção especial, tem sido visto como prioridade”, concluiu. Fonte: Ascom/Prefeitura de Iguatu

Nenhum comentário:

Postar um comentário